quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Bolo de Reis


E eu declaro aberta a temporada de receitas natalinas, estou super empolgada afinal é uma das épocas do ano que eu mais amo (tirando o mês de Setembro que é meu aniversário!), adoro a cidade toda enfeitada, amo as castanhas, nozes, ameixas, pêssegos, uva passa, etc. Também tem as férias e o verão que eu ADORO!!!!  E para começar peguei a receita de um bolo português incrível, fiz para um café da tarde com a família aqui em casa e fui super elogiada. Receita daqui, adaptei aos ingredientes que eu tinha em casa e não segui exatamente o método de preparo.

Você Vai Precisar de:
¹/² xícara de água morna
2  ¹/² xícaras de farinha de trigo
15 gramas de fermento biológico fresco
¹/² xícara + 1 colher (sopa) de manteiga amolecida
1 xícara de açúcar mascavo
¹/² xícara de frutas cristalizadas
¹/² xícara de frutas secas:  nozes, passas, avelãs e amêndoas
20ml de rum (ou essência de rum)
4  ovos
raspas de um limão
raspas de uma laranja
2 colheres (sopa) de fondant

Daí Você Faz Assim:
Dilua o fermento na água morna num recipiente grande, junte uma xícara de farinha (tirada do peso total). Misture e deixa crescer durante cerca de 15 minutos.Na batedeira coloque a manteiga, o açúcar e as raspa do limão e da laranja. Vá colocando os ovos, um a um, batendo entre cada adição, coloque o rum e depois a massa de fermento. Quando obter uma mistura homogênea, desligue a batedeira e adicione o restante da farinha peneirada, misture com as mãos, fazendo movimentos circulares, junte as frutas cristalizadas e as secas (reserve uma parte para finalizar). Unte uma forma redonda com manteiga e farinha e leve ao forno Pré Aquecido a 180° por 40 minutos aproximadamente. Retire do forno e deixe esfriar, dilua o fondant em 2 colheres de água, despeje sobre o bolo e decore com as frutas secas e cristalizadas. 

10 comentários:

  1. Eu adoro bolo rei! Evito até fazer pois se tiver em casa tenho a tentação de tirar uma fatia a toda a hora! Adorei a sua versão! Ficou lindo! Já percebi que por aí o Natal é no verão. Eu sempre penso como seria estranho para nós ter um Natal sem frio já que associamos muito o Natal a frio, neve, lareira! E quando acontece ter um inverno mais quente, o Natal parece que já não é a mesma coisa! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Esse bolo é maravilhoso! Boa r3eceita! bjs, chica e lindo fds!

    ResponderExcluir
  3. Adoro bolo rei também costumo fazer, a tua versão ficou linda e imagino que uma delicia.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo que ficou e deve estar delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderExcluir
  5. Hello, amiga!
    Vou começar as minhas receitas natalinas no próximo mês, o bom
    é que vou tento ideias com você.
    Seu bolo está lindo, esse vai fazer sucesso na ceia!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  6. wuaonh ficou 5* adorei esta sugestao mt bonita deve ser uma delicia parabens bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Que bolo lindo! Que bela forma de abrir essa época natalícia!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de bolo rei nunca fiz, compro sempre na pastelaria,
    Fiquei rendida a esse delicioso bolo que nos apresenta, a apresentação deixou me com vontade de experimentar.
    Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Que Linda Apresentação! Parece que é uma Delícia mesmo,hein? Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir

Olá, muito obrigada pela visita!