quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Ovos Beneditinos


Olá amigas!!!! E aí, estão assistindo o MasterChef Brasil? Confesso que não gostava, mas meu marido adora, e como gostamos de ver TV no quarto, acabei acompanhando meio que "sem querer". Pegava meu livro, começava a ler mas ai o trio esculhambava todo mundo e acabava perdendo a minha concentração, e agora já tenho até minha favorita: a Chinesa, embora estar rolando na net que vai sobrar a gordinha e o alegrão . . . Enfim, todos os pratos que aparecem meu marido me pede para fazer, o prato de ontem não foi diferente (mas eu detesto carne crua, mal passada, gosto de carne muito bem passada e se eu vejo alguma parte vermelha paro de comer na hora!), também sou bem enjoada quando se trata de OVOS. Não gosto de gema mole, não gosto do cheiro do ovo, não como ovos fritos, só mexidos ou omeletes. Mas . . . O que que a gente não Faz por Amor!!! Não gostei das fotos, achei que ficaram feias, mas o sabor ficou gostoso! O meu teve a gema dura, amarelo forte e os ovos que fiz para o meu amor, ficaram perfeitos!!!! Receita daqui

Você vai precisar de:
Para o Molho Holandês:
100 g de manteiga 
1 gema 
1/2 colher (sopa) de vinagre 
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Daí, você faz assim:
Leve ao micro-ondas uma tigelinha com a manteiga para derreter. Reserve. Numa panelinha, coloque cerca de dois dedos de água, leve ao fogo médio e desligue quando começar a ferver. Junte a gema e o vinagre numa tigela média e mexa com um batedor de arame para incorporar. Adicione 1 colher (sopa) da água aquecida na mistura de gema e bata bem. Encaixe a tigela na panelinha com água fervente para fazer um banho-maria. Bata vigorosamente até a mistura espumar. Junte a manteiga derretida aos poucos, batendo sempre. De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho (precisa estar quente). Se esfriar, ligue novamente o fogo, mas sem deixar a água do banho-maria ferver (para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho). Quando o molho encorpar, tire do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.

Para os Ovos Pochê e Montagem:
4 ovos 
4 fatias de Presunto
2 fatias de pão para torta fria 
páprica a gosto (opcional)
sal a gosto 
folhas de salsa a gosto (opcional)
óleo para untar

Daí, você faz assim:
Para fazer os ovos pochê, leve uma frigideira alta com bastante água ao fogo médio, quando ferver, abaixe o fogo. Recorte 4 quadrados de filme de 30 x 30 cm e coloque sobre um prato fundo. Unte o filme com um pinguinho de óleo e quebre um ovo dentro. Una as pontas do quadrado para formar uma trouxinha. Se quiser fazer todos os ovos de uma vez, dê um nó em cada filme. Repita o processo com todos os ovos. Leve a trouxinha à frigideira com água fervente e mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares (isso fará com que o ovo pochê fique com um formato mais bonito). Passados 3 minutos, retire o filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais 1 minuto na água. Com uma escumadeira, transfira o ovo para uma tigela com água fria. Repita o procedimento com os demais ovos e reserve. Na hora de servir, se quiser, volte os ovos à água fervente e deixe aquecer 30 segundos. Aqueça uma frigideira média e coloque um fio de óleo. Junte as fatias de bacon com lombo (duas por vez) e doure dos dois lados. Reserve. Leve as fatias de pão à torradeira ou forno, apenas para aquecer. Coloque uma torrada no prato e espalhe 1 colher do molho holandês. Por cima, coloque duas fatias de bacon e dois ovos pochê. Regue com mais molho. Se quiser, salpique com folhas de salsa e polvilhe com páprica a gosto. Repita o procedimento com o outro prato e sirva a seguir.

7 comentários:

  1. Gosto de ovos assim,Ficou legal aqui! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Crika!
    A foto ficou linda sim, nada p/mudar! kkk
    Eu não vejo o programa, mas adorei a receita preparada por vc. Vou levando!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  3. Tal como o teu marido também eu sou fã do Masterchef mas do Australiano!
    Também já fix algumas receitas inspirada nesse programa.
    Os teus ovos deviam estar deliciosos!
    Bjs

    Lua

    ResponderExcluir
  4. Tenho verdadeiro pânico de preparar ovo pochê, acho que vai ficar uma meleca na panela e nunca tentei, por isso gostei desse método das trouxinhas, vou tentar em casa!
    Sobre o Masterchef até tentei começar a ver a primeira temporada, mas a Ana Paula Padrão, aquela argentina e o francês com cara de maluco me deixaram com birra do programa - e nem entendo porque faz tanto sucesso!
    A foto ficou legal, sim, ficou com uma cara apetitosa!
    bjcas!

    ResponderExcluir
  5. Não vejo o programa... Também odeio carne mal passada :)
    Esses ovos parecem bem bons!

    ResponderExcluir
  6. Não vejo o programa, mas que está com ótimo aspeto, lá isso está!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Bjsss e uma semana maravilhosa p/vcs também

    ResponderExcluir

Olá, muito obrigada pela visita!