quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bolo de Lavanda com Curd de Limão


Eu peguei a receita deste bolo no blog da Patrícia, eu amei o blog dela é fantástico!!! Só mudei o formato fiz de coração para comemorar 6 anos de casada (16/07) e também não acertei a cobertura ela ficou um pouco aguada, porque diminuí a receita e acabou não ficando tão bonita, mas o sabor estava muito bom!!! O Bolo é delicioso, quero fazê-lo novamente na forma redonda, fica delicioso, azedinho, quando está assando a massa perfuma toda a casa!!!

Você vai precisar de:
Para a massa:
6 ovos, claras e gemas separadas
¼ xícara (60ml) de óleo vegetal neutro (canola, soja)
6 colheres (sopa) de água
1 ½ xícaras (300g) de açúcar refinado
1 ½ colheres (chá) de lavanda seca comestível
1 1/3 xícaras (187g) de farinha para bolo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de cremor tártaro

Para o Curd de limão:
6 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
6 colheres (sopa) de açúcar refinado
6 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) (28g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
raspas da casca de 1 limão
2/3 xícaras (160ml) de creme de leite fresco, batido com 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro até virar chantilly (faça isso na hora de montar o bolo)

Para a Casquinha açucarada de limão:
2 xícaras (280g) de açúcar de confeiteiro
4 colheres (sopa) de suco de limão
1 ½ colheres (sopa) de água


Daí, você faz assim:
Massa
Numa tigela média, misture as gemas, o óleo e a água. Reserve.
Coloque 1 xícara (200g) do açúcar num processador de alimentos com a lavanda e processe bem. Passe por uma peneira, transferindo o açúcar para uma tigela grande. Descarte o excesso de lavanda. Peneire a farinha, o fermento em pó e o sal sobre o açúcar e misture gentilmente. Acrescente a mistura de gemas e misture até obter uma massa homogênea.
Coloque as claras na tigela grande da batedeira e bata, usando o batedor de arame, em velocidade médio-alta até as claras espumarem. Acrescente aos poucos a ½ xícara (100g) de açúcar restante e o cremor tártaro e continue batendo até obter picos suaves. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture ¼ das claras batidas à massa, misturando levemente de baixo para cima, tentando evitar ao máximo desinflar a mistura. Junte as claras restantes e continue misturando delicadamente. Divida a massa entre as três formas preparadas.
Asse por 18-20 minutos ou até que dourem e estejam assados por dentro (faça o teste do palito). Deixe os bolos esfriarem completamente nas assadeiras. Para desenformar, passe uma faquinha pelas laterais das formas, inverta-as sobre uma gradinha e remova cuidadosamente o papel manteiga. Enquanto os bolos assam e esfriam, prepare a curd de limão, deixe esfriar e refrigere.

Curd de limão: numa tigela média, misture com um garfo as gemas e o amido de milho. Numa panela - não use panela de alumínio, cobre ou ferro – misture o açúcar e o suco de limão. Junte à panela a mistura de gemas, misturando bem. Leve ao fogo médio-alto, mexendo sempre, até começar a ferver – ferva por 1 minuto, ainda mexendo sem parar – a curd vai engrossar.
Passe por uma peneira transferindo diretamente para uma tigela refratária. Adicione a manteiga, mexendo até que esta derreta completamente. Junte as raspas de limão e misture. Deixe esfriar ligeiramente e então cubra com filme plástico colocando-o diretamente sobre a curd para evitar que uma película se forme. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora.

Casquinha açucarada de limão: peneire o açúcar de confeiteiro numa tigela média e vá acrescentando o suco de limão e a água os poucos, misturando bem, até conseguir a consistência desejada para a cobertura.

Montagem do bolo redondo: coloque um dos bolos num prato de bolo ou de servir e espalhe metade da curd de limão sobre ele. Cubra com metade do chantilly. Repita com o segundo bolo e os recheios restantes. Finalize com a terceira camada de bolo e espalhe a cobertura por cima.

Montagem do Bolo Coração: Primeiro fiz 1/3 da receita, coloquei em uma forma quadrada de 20cm, forrada com papel manteiga, ele assou rápido 20 minutos, retirei da forma, esperei esfriar para cortá-lo usei um cortador em formato de coração, e rendeu 8 corações no total, fiz a montagem como a Patrícia ensinou, postei a receita dela na íntegra pois não alterei em nada a maneira como ela ensinou. 

8 comentários:

  1. Oi Crika esse bolo deve ter ficado delicioso, ppis beleza ele ja tem, adorei oformato de corações. Um mimo. Gostei muito

    Tem sorteio da Mococa no meu blog ta? bjocas

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou da receita, fico contente! Obrigada por me contar - amei o formato de coração!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo esse corações, deve ter ficado uma delícia, parabéns pelo 6 anos de casada*--*
    bjus, bom final de semana =)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos 6 anos!!!!Este ano eu façao 7 de casada!!!(mas só em dezembro)....
    Ficou lindo os corações!!!Imagino o aroma, tudo de bom!!!!

    BJs...Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Adoro lavanda e limão, fica mesmo delicioso :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela receita e pelo niver de casamento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. para mim eu tirava a lavanda pois nao posso comer o resto deixava pois esta muito bom parabens beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Crika querida vim desejar um Feliz dia dos Pais e um ótimo final de semana...bjocas

    ResponderExcluir

Olá, muito obrigada pela visita!