segunda-feira, 13 de abril de 2015

Abóboras Assadas com Castanhas e Amêndoas


Primeira receita do livro I Could Kill For Dessert, que ganhei de presente da minha Best Friend. Mais da metade do dele são receitas de sobremesas, eu como sou louca por pratos salgados, escolhi esta abóbora que vai muito bem como acompanhamento para carnes e peixe.  Não utilizei as pimentas que pediam na receita apenas um pouquinho de pimenta do reino, porque apesar de adorar pimenta, meu estômago dói muito quando ingiro principalmente se for em pratos  leves como esses. Segue a receita um pouco adaptada!!!

Você vai precisar de:
1 Abóbora Japonesa
3 ramos de alecrim (eu usei 1 colher de sobremesa de alecrim seco)
¹/² xícara de castanhas
¹/² xícara de amêndoas 
2 cabeças de alho cortadas ao meio sem descascar (utilizei apenas 3 dentes de alho)
2 colheres de chá de Pimenta Caiena (não utilizei)
2 colheres de sopa de mel (não utilizei)
Sal a gosto
¹/² colher (chá) de Pimenta do Reino
2 colheres (sobremesa) de Pimenta Rosa moída na hora (não utilizei)
1 xícara de azeite 

Daí você faz assim:
Corte a abóbora em fatias triangulares como as da foto, lave bem e coloque em uma panela grande, cubra com água e um pouco de sal, e deixe cozinhar por 20 minutos, com um garfo veja se está macia, desligue o fogo, tire-as da água e transfira para uma assadeira com metade do azeite já na forma. Tempere com todos os condimentos, salpicando sobre os pedaços de abóbora coloque as castanhas e as amêndoas sobre as abóboras e na forma, disponha cada cabeça de alho nos cantos da forma, eu cortei meia cabeça em quatro partes, jogue o restante do azeite e leve ao forno a 180° por 20 minutos aproximadamente ou até que comece a dourar. Sirva quente com carne ou como entrada.

5 comentários:

  1. Oi Crika!
    Adoro abóbora, e já vi que vou aproveitar muitas receitas deliciosas da Crika, depois de jardinagem, o que eu mais gosto de fazer é bolo e sobremesas, amo.
    Um beijo e também virei seguidora.

    ResponderExcluir
  2. Hummm adoro abóbora assada Crika, mas nunca fiz assim. As castanhas e as amêndoas deram um toque especial. Adorei. Beijinhos, ótimo final de semana
    PS: Ta tendo um sorteio lá no meu cantinho, se interessar, participe ta?
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Crika!
    Amo abóbora japonesa, mas acho a casca bem dura para cortar em pedaços como fez. Sabe como eu faço? Eu parto ao meio depois de lavada, unto com óleo e coloco em uma assadeira com a parte concova para baixo - em 20 minutos mais ou menos ela fica macia. Tiro da assadeira, corto do tamanho que quero, adiciono os temperos e retorno ao forno no modo grill apenas para dourar. Chego a comer também a casca de tão macia que fica.
    Também já fiz recheada, tirando a polpa das cumbuquinhas, revogando com o tempero que quero. Depois de colocar a polpa refogada de volta na cumbuquinhas (casca) salpico com queijo ralado e levo para grelhar. Fica ótima com coentro.
    Parabéns pelo blogue!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. A sério? Não costumo sentir nada com a pimenta. O prato parece muito bom, de qualquer das maneiras :)

    ResponderExcluir

Olá, muito obrigada pela visita!