terça-feira, 25 de novembro de 2014

Meatloaf - Bolo de Carne Americano



Não tem coisa mais gostosa do que um pedido do filho para fazer uma receita diferente, eu adoro! Principalmente porque ele e o meu amor quase nunca me pedem para cozinhar algo especial. Dias atras o Gui chegou correndo no meu quarto me pedindo para fazer um "bolo de carne" igual ao do desenho que estava assistindo. Então fui pesquisar, e encontrei um site super bacana que tinha esta receita. Eu já havia feito o "rocambole de carne" que fica parecido com o "bolo de carne americano". Ele gostou muito, é uma receita fácil e dá para variar o cardápio da semana!!!

Você vai precisar de:
½ Kg de carne de vaca moída;
½ Kg de carne de porco moída (não é todo açougue que aceita moer carne de porco, se esse for o caso do seu açougueiro simplesmente use 1 kg de carne de vaca);
2 ovos;
2 xícaras de farinha de rosca grossa;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
1 cebola grande bem picada;
6 dentes de alho bem picados;
3 tomates bem vermelhos sem peles picados (na pressa não se acanhe e use tomates em lata mesmo);
2 colheres de sopa de salsinha picada;
1 colher de sopa de cebolinha picada;
1 colher de sopa de manjericão picado; (pode ser em pó)
½ colher de sopa de orégano picado; (pode ser em pó)
2 colheres de sopa de molho inglês;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Opcional, molho de pimenta vermelha a gosto;

Daí, você faz assim:
Ligue o forno para que aqueça a 180º C (350 F). Em uma panela média aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, quando estivarem dourados acrescente os tomates, as ervas e o molho inglês. Não salgue este refogado. Cozinhe todos os ingredientes por uns cinco minutos e apague o fogo.

Em uma tigela grande, coloque a carne moída, acrescente sal e pimenta do reino a gosto, acrescente o refogado e misture bem. Bata os ovos com um pouco de molho de pimenta, se não gostar de pimenta não use. Acrescente os ovos à carne temperada e incorpore. Adicione a farinha de rosca, meia xícara por vez, antes de acrescentar a última meia xícara de farinha avalie a massa, dependendo de quão gordurosa é a carne você precisará ou não das duas xícaras completas de farinha. A massa deve ficar macia, com boa liga, e uniforme.  
Se você possui forma para bolo de carne, besunte ligeiramente a parte perfurada com azeite, coloque a massa, e cubra com papel alumínio. Senão, coloque um folha grande de papel alumínio em uma assadeira retangular com a parte brilhante para cima e besunte-a ligeiramente com azeite ou o óleo de sua preferência, coloque a massa sobre o papel alumínio besuntado e ajeite o bolo de carne com as mãos e dobre o papel alumínio sobre a massa de forma que fique bem ajustado ao do bolo de carne.
Leve ao forno pré-aquecido e asse coberto por uma hora, descubra o bolo de carne e volte ao forno até que fique dourado. Retire do forno e deixe que descanse por 15 minutos antes de servir.


8 comentários:

  1. Que bom aspecto. E quando é a pedido de um filho ate cozinhamos ainda com mais gosto... :) beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bem diferente do habitual esta sugestão, mas tem muito bom ar.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ai ai que delicia Crika, adoro bolos de carne. Essa receita não conhecia e gostei da mistura das duas carnes. Imagino o sabor que ficou com todos esses ingredientes que enriqueceram mais ainda o prato. Seu filho com certeza amou, e pedido de filho o carinho é maior né? Gostei demais. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amiga!
    Eu te entendo perfeitamente, quando o meu filho me pede pra fazer alguma receita
    faço correndo, rsrs.
    Adorei essa mistura de ingredientes, deve ter ficado delicioso.

    Um grande beijo, fica com Deus ♥

    ResponderExcluir
  5. Que sugestão deliciosa! Adoro este tipo de pratos, e o teu ficou mesmo guloso :)
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro meatloaf! A primeira vez que fiz segui a receita da Angela do Ora Pitangas e ela faz em formato de bife na verdade, e ficou muito gostoso.
    Assim, nesse formato é mais tradicional e fica muito bom também!
    Adorei sua receita e é realmente uma delícia agradar quem gostamos né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Crika:)

    Nunca comi mas parece delicioso e se é um pedido de seu filho não há que duvidar. Acho que dava um belo almoço de domingo:)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Essas sugestões são engraçadas e produtivas :D Que resultado maravilhoso :)

    ResponderExcluir

Olá, muito obrigada pela visita!