quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nhoque ao Molho Italiano

Já faz algum tempo que eu estava querendo fazer esta receita, no último domingo resolvi testá-la. Nunca havia feito o molho de tomate italiano e fica tão bom que não dá mais vontade de usar os industrializados. E como resolvi fazer o molho, porque não fazer o nhoque também? Deu trabalho, mas garanto que ficou delicioso e o molho rendeu tanto que congelei para utilizar numa próxima receita!!!  

Ingredientes Para a Massa:
1 Kg de batatas inglesas
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (chá) de sal
2 gemas de ovos

Preparo da Massa:
Cozinhar as batatas em água, e passar pelo escorredor ainda quentes. Deixar o pure obtido esfriar um pouco, e juntar os demais ingredientes. Misturar bem até formar uma massa uniforme e
consistente (o tipo da batata influencia nesta consistência), não se deve acrescer muito trigo pois o resultado
poderá ser oposto, e a massa poderá amolecer ou endurecer demais, dependendo da qualidade do trigo. 
Levar ao fogo uma panela com 5 litros de água colocando um fio de óleo e sal, e deixar ferver para cozinhar os nhoques. Enfarinhar uma superfície, enrolando canudinhos de massa e cortando-os do tamanho desejado jogando-os, com cuidado na água fervente, não muitos de cada vez, evitando que grudem. Quando os nhoques flutuarem na água fervente, estarão cozidos e prontos para serem retirados.

Ingredientes para o Molho:
- 1 quilo e meio de tomates italianos bem maduros
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- 1 pitada generosa de pimenta do reino
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 cebola grande ralada
- 3 dentes de alho amassados
- 1 colher (chá) de cominho
- 1 folha de louro
- Manjericão a gosto

Preparo do Molho:
Faça um corte em cruz nos tomates,  - Coloque 4 ou 5 tomates em água fervente (quantidade suficiente de água para cobrir os tomates). Deixe-os por 30 segundos. Após os 30 segundos em água fervente, transfira-os para uma bacia com água bem gelada (eu coloco gelo - essa fase serve para parar o cozimento dos tomates, e facilitar a saída das cascas). Após uns 30 segundos de banho em água gelada os tomates já podem ser descascados.Retire a parte dos pedúnculos de todos os tomates.Corte os tomates ao meio ou em 4 partes, o que for melhor para a retirada dos tomates.Retire todas as sementes com os dedos.
Processe os tomates já sem pele e sem sementes com mixer ou no liquidificador. Processe por quanto tempo achar necessário, até ficar na consistência que você quiser.Coloque as 3 colheres de sopa de azeite numa panela grande e logo após adicione, para fritar, a cebola e os dentes de alho. Não é necessário fritar muito, pois o molho passará por cozimento longo. Adicione os tomates de uma vez. Adicione o cominho.Adicione a folha de louro. Se voce tiver em casa, prefira a fresca que contém mais compostos aromáticos.Adicione o sal, a pimenta do reino, as folhas de manjericão,1 litro de água, uma colher de sopa de açúcar. O açúcar é utilizado para tirar aquela acidez tão típica dos molhos de tomate. Depois é só deixar ferver até engrossar. Eu acrescentei ainda a carne moída, fiz ela a parte, refoguei com sal, azeite, alho e cebola. Deixei cozinhar até secar e acrescentei ao molho quando este ficou pronto. Retirei a receita do molho daqui . 

4 comentários:

  1. Que delícia, Crika! Com certeza valeu a pena mesmo!
    Também adoro um bom molho de tomates feito em casa. Não tem comparação!
    Lindo prato, parabéns!
    Beijos,
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Humm, nhoque é tudo de bom!! Adoro. Um grande beijo. Tá rolando um sorteio bacana lá no meu blog, te convido a participar.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, prima!! Você ta muito prendada!! Preciso ir ai pegar umas dicas e almoçar com vocês!
    Bjus e saudades!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente inhoque é uma delicia mesmo, mas não tenho paciência de fazer esse molho artesanal rsrs vai molho pronto mesmo, ah e uma dica não precisa por ovos na massa de inhoque sem fica perfeitos também bjs Vanessa prima

    ResponderExcluir

Olá, muito obrigada pela visita!