terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Chocottone




Olá amigas! Já faz tempo que estava de olho nessa receita da Tati, e resolvi fazê-la neste final de semana, fiquei super chateada porque fiz todo o processo (que é longo ) e no final eles não cresceram! Talvez o fermento não tenha ajudado, ou não estava com a mão boa para massas no dia ... mas não desisti! No sábado refiz a receita, (mudei o fermento) e deu super certo, fiz algumas alterações da original, coloquei mais açúcar e só acrescentei o chocolate, o suco e as rapas de limão e laranja antes de transferir para as formas!!! 

Você Vai Precisar de:
1 envelope fermento biológico seco
45ml água morna
¼ xícara leite morno
2  ovos grandes + 1 gema
1 xícara açúcar
1 colher (chá) de baunilha
2 xícaras farinha de trigo
80g  manteiga sem sal
raspas de 1 limão e suco de ½
raspas de 1 laranja e suco de ½
1 colher (sopa) rum (usei essência)
2 xícaras chocolate ao leite em gotas, ou picado
¹/³ xícara de chocolate ao leite derretido (opcional)

Daí Você Faz Assim:
Numa tigela misture metade do fermento com a água morna, aguarde 5 a 10 minutos, adicione ¼ xícara de farinha, misture, cubra e deixe num local morno por 30 minutos. Passado o tempo, coloque o fermento restante no leite morno, deixe por 5 minutos. Enquanto isso misture os ovos, a gema e o açúcar. Coloque o leite na mistura de ovos. Na batedeira coloque a farinha e a manteiga gelada cortada em cubos, bata - usando o batedor de pá - até a manteiga ficar granulosa. Em seguida junte a mistura de ovos, a essência de baunilha, o rum e a primeira mistura de fermento, bata por uns 9 minutos. Coloque a massa numa tigela grande untada com manteiga e cubra com papel filme também untado. Deixe num lugar morno por 2 horas. Numa superfície levemente enfarinhada coloque a massa e sove algumas poucas vezes, usando uma espátula de padeiro (ou raspador), volte a massa para o recipiente, coloque as raspas e o suco de limão e laranja e o chocolate picado, divida a massa ao meio e coloque em formas de papel (de 500g cada), - é importante não adicionar mais farinha nesta etapa, para o pão não ficar muito seco depois de assado. A fermentação é muito rápida, por isso encha cada forma até a metade. Eu untei ligeiramente as formas de papel. Cubra e deixe descansar por mais 45-60min, ou até a massa crescer ao topo da forma (não deixe ultrapassar a medida da forma). Antes de levar ao forno, com uma tesoura faça um x sobre cada massa. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque os panettones sobre uma assadeira e posicione a grelha do forno para a parte mais baixa. Asse por 15min, reduza a temperatura para 180ºC, vire a forma e asse por mais 30 minutos, aproximadamente. Se após os 15 minutos iniciais parecer muito dourado em cima, cubra com uma folha de papel alumínio e asse o restante do tempo. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha. Se quiser, derreta um pouco de chocolate e cubra todo o chocottone ou apenas o topo, como eu fiz e leve a geladeira para secar por 10 minutos, ou ainda sirva quente ;)

7 comentários:

  1. Olá, minha querida!
    Eu ainda não me aventurei a fazer panetone e nem chocottone caseiro.
    O seu está lindo, parabéns!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Ai que maravilha,...vou experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta versão com chocolate! Podemos pensar que não mas um bom fermento faz toda a diferença. Feliz Natal! Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ficou mesmo mt bonita e com chocolate humm deve ser super bom bjs boas festas

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, cara Crika!
    Parabéns pelo teu blogue, receitinhas supimpas. Também amo cozinhar, filmes de terror, temos várias ideias em comum. Que legal, menina!
    Obrigada pela simpática visita em meu meu cantinho, por apreciar meu trabalho. Volte quando quiser, será muito bem-vinda.
    Tudo de bom pra você! :)

    ResponderExcluir

Olá, muito obrigada pela visita!