sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Pão de Forma Caseiro



Esta receita peguei no site da Rita Lobo, e segui exatamente a receita que ela fez, e o pão fica fofinho igual ao pão de forma industrializado, tinha geléia de amoras cadeira que ganhei da minha mãe e a combinação ficou perfeita. A receita peguei daqui. 

Você Vai Precisar de: 
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento biológico seco (cerca de 6 g)
2 colheres (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água morna
1/2 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente 
2 colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada
2 colheres (chá) de sal

Daí Você Faz Assim: 
Retire o leite e a manteiga da geladeira antes de começar a preparar a receita eles precisam estar em temperatura ambiente. Se a manteiga não estiver macia (no ponto de pomada) leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos.
Numa tigela pequena misture o fermento e o açúcar com ¼ de xícara (chá) da água morna até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até começar a espumar.
Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Junte o fermento dissolvido e misture aos poucos com a farinha, do centro para a borda. Acrescente o restante de água morna aos poucos, misturando com a mão para incorporar. Regue com o leite, também aos poucos, sem parar de misturar e amassar com a mão.
Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, junte a manteiga e amasse bem para incorporar não se assuste, parece que não vai dar certo, a manteiga demora para ser absorvida pela massa. Aperte, amasse, estique e amasse novamente até ficar com a textura macia e úmida marque 10 minutos no relógio! Se preferir, sove a massa na bancada ou na batedeira com o gancho.
Modele uma bola, volte a massa para a tigela e cubra com filme (ou pano de prato). Deixe descansar por 1 hora até dobrar de tamanho.
Unte com manteiga 2 fôrmas para bolo inglês de 22 cm x 10 cm (se a fôrma for antiaderente não há necessidade de untar).
Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e divida ao meio. Achate delicadamente cada uma das metades até formar um retângulo. Para modelar os pães dobre a base do retângulo (lado maior da massa) até o centro e aperte delicadamente; cubra com a base oposta e aperte bem para selar; dobre cerca de 4 cm das laterais (use a fôrma de bolo inglês como referência para o tamanho) e aperte bem as emendas para selar.
Transfira as massas, com a emenda voltada para baixo, para as fôrmas untadas. Cubra com um pano de prato limpo (ou filme) e deixe crescer por mais 40 minutos. Quando faltar 20 minutos para o tempo do pão preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos até os pães crescerem e dourarem. Retire do forno e, com cuidado, desenforme sobre uma grelha se o pão ficar na fôrma ou sobre uma superfície lisa pode acumular vapor e amolecer a casca.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Sopa de Fubá com Agrião



    Sopa simples e deliciosa para esquentar nesse frio que anda fazendo por aqui !!!

Você Vai Precisar de:
2 colheres sopa de fubá
300ml de água
1/2 caldo de galinha
1 dente de alho amassado
 1 colher sobremesa de azeite
Folhas de agrião

Daí Você faz Assim:
Em uma um panela, doure o alho no azeite, coloque a agua com o fubá diluído e o  caldo
de galinha, mexendo sem parar até levantar fervura, desligue, acrescente folhas de agrião e sirva