quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Bolinhos de Limão



E nesse final de semana teve café na casa da minha tia, adoro essas reuniões de família porque com a rotina tão corrida como é a minha, fica difícil encontrar os parentes tão queridos. E para acompanhar o café maravilhoso escolhi esses bolinhos de limão, eles ficam muito fofinhos e o leite condensado da cobertura deixou ainda mais delicioso, fiz um bolo grande e quadrado mas como sobrou massa eu coloquei em 3 forminhas pequenas, utilizei uma forma de bolo inglês quadrada mas se quiser fazer em uma redonda com furo essa quantidade de massa é ideal!!!

Você vai precisar de:
4 Ovos (gemas e claras separadas)
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de Buttermilk*
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo (usei canola)
2 colheres (sopa) de suco de limão
raspas de 1 limão
1 colher (sopa) de fermento em pó

* Buttermilk
1 xícara de leite integral
2 colheres de suco de limão

Cobertura
¹/² lata de leite condensado
2 colheres de suco de limão
raspas de limão para enfeitar

Daí, você faz assim:
Comece preparando o ButterMilk em um copo coloque uma xícara de leite e adicione 2 colheres de suco de limão, mexa delicadamente e coloque um guardanapo de papel para cobrir, deixe descansar por 10 minutos. Pré Aqueça o forno à 180 graus. Enquanto isso bata as claras em neve e reserve. Na batedeira junte o açúcar, o óleo, as raspas  e as gemas e bata por 6 minutos aproximadamente, adicione o Buttermilk, o suco de limão e a farinha e bata para misturar aos outros ingredientes. Desligue a batedeira, polvilhe o fermento e misture devagar, coloque as claras em neve e misture mais um pouco. Despeje a massa em uma forma untada, se perceber que tem muita massa para sua forma deixe a medida de 3 dedos faltando porque o bolo irá crescer e a massa pode cair e espalhar pelo forno, por esse motivo coloquei o restante da massa em forminhas pequenas. Deixe assar por 60 minutos aproximadamente, porque a massa fica bem liquida, já os bolinhos assaram em 30 minutos. Espere o bolo esfriar, misture o leite condensado e o suco de limão, deixe descansar por 10 minutos, depois é só despejar sobre o bolo e servir!!!


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Penne Integral ao Molho de Beringela




Olá amigas, tudo certinho por aí? Aqui estou na briga com a balança, depois que parei o tratamento com um antidepressivo engordei 3 kilos, pode parecer pouco, mas para uma pessoa neurótica com a balança como eu sou, 3 kilos é muito, gosto de pesar 50 kilos porque eu tenho 1,59 de altura. Estou tentando fazer uma dieta balanceada, pelo menos durante a semana, baixei um aplicativo que conta calorias e estou me exercitando em casa (porque enjoei de academia!) e correndo num parque próximo a minha casa! Uma das receitas que fiz, é esse penne que fica muito saboroso e uma porção tem 300 calorias !!! 

Você vai precisar de:
1 xícara de penne integral 
¹/³ de uma berinjela média (cortada em tiras)
3 rodelas de cebola (cortada em meia lua)
¹/³ de um pimentão verde (cortado em tiras)
4 tomates cereja (cortados ao meio)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
1 ramo de cheiro verde
1 fatia fina de gengibre
100mls de água
Sal, Pimenta do Reino e Orégano a gosto

Daí Você faz assim:
Em uma penela aqueça a água e cozinhe o penne, escorra e reserve. Em uma frigideira doure o alho no azeite, acrescente a cebola, a berinjela, o tomate, o pimentão e o gengibre, o orégano, o sal e a pimenta, misture bem. Despeje a água, tampe a frigideira e deixe cozinhar por 6 minutos aproximadamente em fogo baixo. Destampe e mexa um pouco até que a água se evapore, junte o penne aos demais ingredientes, misture bem e sirva quente. Essa receita rende 2 porções.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Bolo de Coco e Laranja



Olá amigas!! Como foram de feriado? Eu não gosto de carnaval, exceto pelo feriado prolongado, não fui viajar, fiquei em casa descansando e curtindo meus Pets. Também recebi minha família para um café da tarde e preparei esse bolo que ficou divino!!! A receita é da Technicolor Kitchen e ficou tão boa que repeti no outro dia para levar na casa de amigos para sobremesa de um jantar, fiz apenas uma substituição, não tinha Conhaque então coloquei Cointreau e não segui exatamente o método de preparo do blog, porque gosto de fazer o bolo sempre do mesmo jeito (acho que sofro de TOC) rs. A receita daqui.

Você vai precisar de:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara de leite de coco
¼ xícara de manteiga sem sal derretida 
4 ovos grandes, temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar refinado
raspas da casca de 1 laranja
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (chá) de rum escuro (utilizei Cointreau)
¾ xícara de coco em flocos, sem adição de açúcar
suco de ½ laranja
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Daí, Você faz assim:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma canelada, de furo central. Separe  as claras, bata em neve e reserve. Em uma tigela de batedeira coloque o açúcar e as  raspas da laranja, esfregue os dois ingredientes com as pontas dos dedos para ficar bem aromatizado, junte as gemas, a manteiga e o leite de coco e bata até obter um creme claro. Coloque o suco de laranja, o rum e a baunilha, reduza para a velocidade baixa, peneire a farinha, o sal e o fermento e adicione á massa, batendo somente até que eles estejam incorporados. Mantendo a batedeira na velocidade baixa, junte o coco, batendo somente até incorporar. Desligue a batedeira e  acrescente as claras em neve misturando com uma colher de silicone delicadamente. Despeje a massa na forma preparada e asse por 60-65 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito).  Polvilhe com açúcar de confeiteiro na hora de servir.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Pão de Mel




Olá Amigas!!!! Tirei o mês de janeiro de folga do blog, consegui descansar, viajar, e comprei um cãozinho o Chewie e ganhei um gato persa da minha irmã o Eddie. Eles são uns fofos, fizeram 3 meses e dão um trabalho . . .  mas estou adorando ser mãezinha dos Pets. Para a volta do blog preparei uma receita de pão de mel, que ficou bem parecido com aquele industrializados, na minha opinião até melhor porque ficaram bem úmidos, receita daqui (eu não quis rechear nesta página tem a receita com recheio). 

Você vai precisar de:
300ml de leite integral
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/4 de colher de chá de noz moscada em pó
1 xícara de mel
5 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de extrato de baunilha
150ml de óleo vegetal (usei canola)
1/3 xícara de chocolate em pó
Uma pitada de sal
1 colher de chá de bicabornato em pó
1 colher de chá de fermento em pó
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
500 gramas de chocolate ao leite derretido para cobertura

Daí, você faz assim:
Junte o leite com as especiarias e leve para ferver numa panelinha. Assim que ferver, adicione o mel e tampe para deixar a mistura em infusão. Quando o leite amornar, bata no liquidificador junto com os 5 ovos, o açúcar mascavo, o extrato de baunilha e o óleo. Transfira a mistura dos líquidos para uma tigela e então comece a adicionar os secos, sempre peneirando-os. Primeiro o chocolate em pó, depois o bicarbonato de sódio e o fermento e, por último, a farinha de trigo. Misture com o fouet até incorporar. Distribua a massa em forminhas previamente untadas e polvilhadas com chocolate em pó. Encha até a metade, porque o pão de mel vai crescer. Asse em forno pré-aquecido a 180˚C por aproximadamente 20 minutos, ou até que o teste do palito dê certo.
DICA: Assim que os bolinhos saírem do forno, tire-os da forminha e disponha-os sob um prato. Por cima deles, coloque outro prato ou algo com uma superfície reta, de modo que forme um peso e eles fiquem um pouco achatados, ou seja: retos dos dois lados. Quando os pães de mel esfriarem, banhe-os no chocolate derretido e leve a geladeira por 10 minutos ou até a cobertura secar.


Chewie (Chewbacca) meu Shih Tzu Caramelo


Eddie Vedder meu gato Persa