segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Bolo de Chocolate com Nozes, Doce de Leite e Ganache


Olá amigas!!! Ainda estão por aqui? Como foram de Natal? O meu foi muito divertido, com inimigo secreto, presentinhos, risadas e muita comida boa. Confesso que maneirei bastante, comi o mínimo que consegui, principalmente a noite e no almoço foi bacalhau com brócolis e muita salada! Para encerrar posto este bolo que fica super fofinho porque é um Pão de Ló de leite fervido. Quero desejar a todas as amigas que passaram o ano comigo, um ótimo 2017 cheio de comidinhas gostosas e muito carinho e amor para aquecer nossos corações!!!

Você Vai Precisar de:
Massa:
4 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite (fervendo)
2 xícaras de açúcar
¹/² xícara de chocolate em pó (usei 50% cacau)
1 colher (fermento em pó)
150ml de guaraná

Recheio:
500 gramas de doce de leite
200 gramas de nozes picadas grosseiramente

Cobertura:
400 gramas de chocolate ao leite
¹/² xícara de creme de leite (com soro)
Cerejas (ou qualquer outra fruta para decorar)

Daí Você Faz Assim:
Comece batendo as claras em neve, não desligue a batedeira e vá colocando as gemas uma por uma, quando dobrar o tamanho coloque o açúcar e continue batendo, vai aumentar o volume. Diminua a velocidade e acrescente a farinha peneirada e o fermento, bata apenas para que a massa fique homogênea. Misture o chocolate com o leite fervendo até diluí-lo, acrescente na massa, misture tudo com uma colher, unte uma forma redonda (de fundo removível) despeje a massa e leve ao forno pré aquecido a 180°C por  1 hora aproximadamente, o meu demorou 1 hora e 20 minuto porque eu dobrei a massa. Quando estiver pronta, retire da forma e com uma faca grande corte a massa ao meio (como eu dobrei a receita cortei em 2 partes), molhe o bolo com o guaraná você pode colocar colheradas espalhando na superfície das partes do bolo. Espalhe todo o doce de leite no bolo (se ele estiver muito pastoso coloque 25 segundos no microondas) depois coloque as nozes e acomode a outra parte do bolo novamente. Em um recipiente derreta o chocolate (no microondas ou em banho maria) misture para que não fique nenhum sólido, junte o creme de leite e misture bem. Despeje este creme sobre todo o bolo, decore com as cerejas e leve para a geladeira por 20 minutos, sirva frio com uma bola de sorvete.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Caponata de Natal



Eu adoro berinjela, é um dos meus legumes favoritos, e depois que eu descobri que ela auxilia no emagrecimento gostei mais ainda ;)  Esta receita encontrei no site Comidas e Receitas, fica deliciosa e ótima para servir como entrada na ceia natalina!!! Fiz  algumas alterações.

Você Vai Precisar de:
2 berinjelas em cubos
Sal e pimenta do reino a gosto
3 dentes de alho picados
2 talos de salsão picados
1 cebola cortada em quatro partes
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
2 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de alcaparras
1 colher (sopa) de nozes picadas
8 azeitonas pretas picadas
¹/² xícara de uva passas
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

Daí, Você Faz Assim:
Em uma tigela, tempere a berinjela com sal. Coloque em uma peneira e deixe descansar por 1 hora.
Esprema, lave e esprema novamente para retirar o excesso de sal. Misture as berinjelas com o alho, o salsão, a cebola e os pimentões, temperando com 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta. Espalhe em uma forma, leve ao forno médio, preaquecido a 180°C, por 30 minutos ou até amaciar, mexendo de vez em quando. Retire do forno e deixe esfriar. Junte as nozes, a salsa, as azeitonas, as passas, as alcaparras e tempere com o vinagre, mexa e sirva com torradas.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Salada de Rúcula com Pêra e Parmesão



Que tal essa saladinha super refrescante para acompanhar o jantar na Ceia de Natal? Eu peguei a receita no blog da Patrícia, mas acrescentei tomate cereja e cebolinha, fica uma delicia além de ser muito simples de preparar!!!

 Você vai Precisar de:
1 Maço de Rúcula
1 Pêra firme
200 gramas de Tomate Cereja
1/2 xicara de cheiro verde
sal, azeite e limão ao seu gosto para temperar

 Daí Você Faz Assim:
Acomode a rúcula em uma travessa, descasque e fatie a pera, junte a salada, espalhe os tomates e o cheiro verde sobre as folhas, tempere com sal, limão e azeite. Está pronta para servir.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Bolo de Amendoas, Frutas Cristalizadas e Passas


E ai amigas, como estão os preparativos para o Natal, aqui estou na maior correria. Consegui ir na 25 de março na semana passada com a minha mãe e já comprei as "lembrancinhas natalinas". Continuando as receitinhas para o Natal, fiz este bolo e dividi entre a minha vizinha e meus pais, também levei de presente para a minha sogra. Ele  fica muito macio e bem docinho, e fica muito bonito para enfeitar a mesa.

Você Vai Precisar de:
2 xícara de farinha
¹/² xícara de farinha de amêndoa 
1 xícara de açúcar
¹/2 xícara de leite morno
¹/² xícara de óleo de canola
3 ovos
1 colher (sopa) essência de panettone ou baunilha
¹/² xícara de frutas cristalizadas
¹/³ xícara de uva passa
¹/³ xícara de amêndoa picada 
1 colher (sopa) fermento em pó
1 forma de Bolo Inglês
Papel manteiga para forrar

Cobertura
2 colheres (sopa) de fondant 
1 colher (sopa) de água 
fruta cristalizadas para decorar

Daí Você faz Assim:
Bata as claras em neve e reserve. Junte as gemas, o açúcar, o óleo e a essência, bata até formar um creme claro, acrescente o leite e as farinhas (peneiradas) alternadas. Continue batendo para misturar. Desligue a batedeira coloque a amêndoa, frutas e as passas e misture com uma colher. Junte as claras em neve e mexa delicadamente, por ultimo salpique o fermento e misture com cuidado. Forre a forma com o papel manteiga, despeje a massa e leve ao forno a 180°C por 45 minutos aproximadamente ou até dourar.  Enquanto isso em um recipiente, dilua o fondant na água com a ajuda de um fuê. Quando o bolo estiver assado e frio, despeje o fontant, salpique as frutas e sirva com uma bola de sorvete.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Batata Hasselback


E as receitinhas natalinas continuam, essas batatas combinam perfeitamente com Peru, Chester, Lombo ou qualquer outra carne assada que você queira fazer. É rápida e fácil de preparar, peguei uma dica super legal no blog da Patricia mas o tempero fiz do meu jeito.

Você Vai Precisar de:
4 batatas médias
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de bacon picado
¹/² xícara de queijo parmezão
sal e pimenta do reino a gosto



Daí Voce Faz Assim:
Descasque as batatas, se preferir pode apenas lavar e cortar com a casca. Pegue uma colher de pau grande, posicione a batata sobre a colher (por isso é importante que a batata seja média), com uma faca afiada faça cortes bem finos na batata até baterem na colher, vá colocando-as em um recipiente com água fria para que as batatas não escureçam. Em uma refrataria espalhe um pouco de azeite, acomode as batatas, tempere com sal e pimenta do reino, regue as batatas com o restante do azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos aproximadamente. Enquanto isso doure o bacon e reserve. Retire a refrataria do forno, salpique o bacon e o queijo parmesão ralado, volte para o forno por 10 minutos, salpique cheiro verde picado e sirva quente.