segunda-feira, 20 de março de 2017

Sopa de Soja, Espinafre e Legumes


        Então estamos começando o outono, aqui em SP já veio acompanhado daquele friozinho, eu ainda não estava preparada para senti-lo e tive dificuldade em encontrar uma roupa para sair no sábado a noite. Tenho mania de organização e todo ano quando o verão se inicia, retiro todos os casacos dos cabides, dobro e os guardo em pilhas  bem no fundo do meu armário, meu apartamento tem três quartos e utilizei um deles para fazer um tipo de closet com escritório, e apesar de ser super consumidora de roupas e sapatos (como todas as mulheres!), tenho espaço para organizá-los dessa maneira. E já que estamos falando de frio, vou começar postando essa sopinha que eu fiz na sexta-feira, rendeu o bastante para congelar e fica muito saborosa.

Você Vai Precisar de:
2 batatas médias (cortada em cubinhos)
1 chuchu (cortado em cubinhos)
1 cenoura (cortada em cubinhos)
1 talo de salsão picado 
1 xícara de folhas de espinafre
200 gramas de soja cozida (comprei em conserva)
1 caldo de legumes (ou sal a gosto)
1 dente de alho moído
¹/² cebola picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de óleo (usei canola)
1 ¹/² de água 

Daí Você Faz Assim:
Em uma panela de pressão coloque o óleo,o alho e a cebola e frite até dourar. Coloque as batatas, a cenoura, o chuchu, o salsão, o caldo de legumes e a água. Tampe a panela, deixa pegar pressão e conte 20 minutos em fogo médio. Retire do fogo, verifique se os legumes estão cozidos, acrescente a soja e o espinafre, leve ao fogo novamente por 10 minutos, não é necessário tampar a panela novamente, pois a soja já está cozida e as folhas do espinafre precisam apenas serem amolecidas. Sirva quente com pãezinhos .

terça-feira, 14 de março de 2017

Guacamole



Meu cunhado e minha irmã tem um Food Truck de comida mexicana, e de vez em quando ele chama a família para degustar as delicias que eles fazem, além de tacos, nachos e burritos ele também vende hambúrguer, assados numa churrasqueira sensacional e coloca chilli para acompanhar, o que deixa os lanches ainda mais saborosos. Trouxe da casa da minha irmã tacos e nachos, mas faltou a guacamole, e ela prontamente me deu a sua receita, fácil e deliciosa!!! 

Você Vai Precisar de:
1 abacate maduro
1  maduro picado
1 cebola pequena picada
1 ramo de coentro picado
1 colher (sopa) de limão espremido
sal a gosto
* Se gostar de pimenta, coloque meia pimenta dedo de moça picada sem  semente

Daí Você Faz Assim:
Em um recipiente amasse o abacate, junte o tomate, a cebola, o coentro e tempere sal e limão. Misture bem e sirva com nachos. 

terça-feira, 7 de março de 2017

Sardela Econômica


Essa receita fiz no carnaval para servir de entrada numa reunião com amigos, encontrei no site Bolsa de Mulher e adorei, porque é super prático, e fica muito parecido com as sardelas que eu encontro em pizzarias e restaurantes italianos. Receita daqui.

     Você Vai Precisar de:
250 gramas de sardinha em lata
2 unidades de pimentão vermelho
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (chá) de páprica picante
sal a gosto e pimenta-do-reino a gosto

    Daí, Você Faz Assim:
No liquidificador bata a sardinha, os pimentões, o alho, o extrato de tomate, a páprica, o sal e a pimenta. Coloque em uma panela e leve ao fogo brando (160 ºC), até levantar fervura. Deixe esfriar e sirva com pães, torradinhas ou bolachinha salgada.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Bolo de Peras


    Acreditem hoje tive reunião pedagógica das 17h ás 20hs, e ainda há quem diga que Professores Estaduais tem mordomia e não fazem nada!rs Mas deu tempo de fazer um bolo delicioso de pera para o café da tarde com meus pais! A receitinha peguei no Panelaterapia.

Você Vai Precisar de: 
2 Peras Fatiadas (sem casca e semente)
¹/³ de xícara de açúcar cristalizado
2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
1 xícara de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/2 xícara de leite
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (café) de canela
1 e ¹/² xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
Forma de Bolo Inglês 25cm por 11cm

Daí Você Faz Assim:
Na batedeira, bata bem os ovos com o açúcar e a manteiga, acrescente a essência de baunilha, o leite, a farinha de trigo e a canela. continue batendo até misturar todos os ingredientes, desligue. Unte a forma com manteiga e o açúcar cristalizado, acomode as peras e para assar em forno preaquecido em 180ºC. Fique de olho, quando estiver dourado, enfie um palito ou ponta da faca no centro do bolo, se sair limpo está assado. Desenforme o bolo ainda quente, pois o açúcar do fundo estará derretido e facilitará o trabalho. Sirva frio com um suco bem geladinho!!!