quinta-feira, 26 de maio de 2016

Sopa Indiana com Grão de Bico

Estava a procura de uma sopa diferente, pensei em sabores Indianos porque tenho estudado com meu filho a História do Brasil e fiquei pensando em como os portugueses viajavam até a Índia para buscar aquelas especiarias, e o quanto são saborosas! Encontrei muitas receitas, fiz uma lista daquelas que eu mais gostei, os ingredientes são bem incomuns e a primeira receita saiu com sabor incrível e o aroma perfumou a casa toda! Dei uma adaptada e acrescentei alguns legumes que eu tinha na geladeira!  



Você Vai Precisar de:
1 xícara de grão de bico cozido (comprei em conserva)
1 cenoura pequena picada em cubinhos
3 folhas de couve cortadas bem fininhas
1 beterraba pequena cortada em cubinho
1 cebola pequena cortada em cubinhos
2 dentes de alho amassados
1 colher (café) de cominho
1 colher (café) de curry
1 colher (café) de gengibre ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
500ml de água

Dai Você Faz Assim:
Em um panela grande com tampa, doure o alho e a cebola, acrescente todos os condimentos e a couve, a cenoura, a beterraba e o grão de bico. Despeje a água, acerte o sal e a pimenta a seu gosto, tampe a panela e deixe cozinhando por 20 minutos, veja se os legumes estão macios e se desejar acrescente mais água e cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo. Salpique cebolinhas e sirva bem quente!!

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Berinjela Assada com Queijo





Desde que a minha irmãzinha e o meu cunhadinho resolveram seguir uma dieta vegetariana, sempre que nos reunimos na casa dos meus pais,  faço uma receita para eles. Eu gosto muito de vegetais, mas não conseguiria viver sem um filé mignon, uma picanha, salmão, filé de frango, presunto, salame, rosbife, entre outras delicias.  Segue a receitinha que fica muito gostosa!!!

Você Vai Precisar de:
1 Berinjela Grande
2 Dentes de alho picado
1 Colher (sopa) de azeite
1 Colher (sopa) de farinha de trigo
100ml de água
1 Lata de Creme de Leite (com soro)
200gr de Catupiry
200gr de Mussarela
1 colher (café) de noz moscada
Sal e Pimenta do Reino a Gosto

Daí Você faz Assim:
Corte a berinjela em rodelas e reserve. Em uma panela doure o alho, no azeite, dilua a farinha de trigo na água e junte ao alho, acrescente o creme de leite, o catupiry, a noz moscada, a pimenta do reino e acerte o sal. Deixe cozinhar até engrossar como um mingau, sempre mexendo. Acomode parte das berinjelas em uma forma ou refrataria (que possa ir ao forno), coloque metade do molho, faça outra camada de berinjelas e coloque o restante do molho. Leve ao forno por 20 minutos, para que a berinjela asse, retire e cubra com mussarela volte ao forno e deixe por 10 minutos para gratinar. Sirva quente com salada de folhas.

sábado, 7 de maio de 2016

Bolo Mousse de Maracujá


Essa semana foi aniversario da minha mãezinha! Sim ela é de Touro e como toda mãe de touro é dedicada, preocupada, ótima cozinheira, delicada e está sempre de bom humor!!! Além de mimar muito eu e meus irmãos!!! Minha mãe tem um coração enorme, faz um trabalho lindo junto ao meu pai na Igreja Católica Santo Antônio, ela é Ministra da Eucaristia, faz trabalhos voluntários e leciona Oficina de Oração e Vida, tenho muito orgulho de ser sua filha e poderia escrever um livro sobre todas as qualidades da minha mãezinha!!! E para festejar essa data, 62 aninhos (mas carinha de 50) fiz esse bolo mousse de maracujá, é super fácil de fazer e tenho certeza que vocês irão gostar!!!


Você Vai Precisar de:
Massa
3 xícaras de farinha de trigo
5 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite integral morno
1 xícara de óleo de canola
1 colher (sopa) de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 forma redonda 25cm 
manteiga e farinha para untar

Recheio
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pacotinho de  suco de maracujá em pó (usei cligth) 

Cobertura:
200gr Chantily (utilizei Amélia)
1 colher (sopa) de sementes de maracujá

Daí, você faz assim:
Pré aqueça o forno a 180°. Comece batendo as claras em neve e reserve. Junte as gemas, o açúcar, o óleo e a baunilha e bata até clarear. Junte o leite e a farinha (peneirada) ao restante da massa e bata até que todos os ingredientes estejam bem misturados, desligue a batedeira. Adicione as claras em neve e mexa bem devagar, por ultimo salpique o fermento em pó misture delicadamente e despeje a massa na forma, leve ao forno por 50 minutos aproximadamente. Enquanto isso, no liquidificador junte o creme de leite, o leite condensado e o suco de maracujá, bata até incorporar os ingredientes, transfira para um pote com tampa e leve para a geladeira, deixe lá até que o bolo asse e esfrie. Bata o chantily conforme instruções do fabricante ou se preferir compre ele pronto nos supermercados. Coloque as sementes do maracujá em um copo e leve ao microondas por 40 segundos para soltá-lo e reserve. Quando o bolo estiver pronto e frio, corte-o em três partes distribua o mousse de maracujá em camadas, cubra com o Chantily e decore com as sementes. Leve para a geladeira até o momento de servir!!!