segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Muffin de Blueberry


Adoro Blueberry, como estão sempre muito caras, raramente as compro. Mas esses dias estavam em promoção e aproveitei para comprar a mais e testar essa receitinha. Os muffins ficam fofinhos e azedinhos!!!

Você vai precisar de:
75g manteiga sem sal e em temperatura ambiente
200g farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó
75g de açúcar
uma pitada de sal
100g de iogurte e 100ml de leite desnatado
1 ovo grande
200g de blueberries

Daí, você faz assim:
Bata na batedeira o ovo, o açúcar e a manteiga. Enquanto isso peneire a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal. Reserve. Acrescentre o iogurte na batedeira e aos poucos vá colocando a mistura seca, não bata muito para que eles cresçam e fiqueim fofinhos! Acrescente as blueberries, coloque nas forminhas e leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. Rendeu 12 Muffins. A receita encontrei aqui mas mudei o jeito de fazer!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bolinhas de Bacalhau

Aprendi a fazer essas bolinhas com a minha mãe, e ficam MARAVILHOSAS, parece batatinha recheada e é muito fácil de fazer. Dá para colocar qualquer recheio frango, calabresa, queijo, presunto, carne moída . . . Eu fiz de bacalhau, meu peixe favorito!!!

Para a massa você vai precisar de:
3 batatas grandes cozidas
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (café) de sal
1 xícara de cebolinha picadinha
1 xícara de amido de milho

Para o recheio você vai precisar de:
200 gramas de bacalhau (cozido)
1/2 xícara de azeitona preta picada
2 colheres de azeite de oliva
100ml de água
sal
pimenta
cheiro verde picadinho

Você faz assim:
Esprema as batatas como se fosse fazer um purê, coloque a cebolinha, o sal e o amido de milho. Misture até obter uma massa homogênea, eu precisei colocar mais um pouquinho de amido de milho para dar o ponto, pois estas batatas eram grandes e continham muita água. É importante colocar só a cebolinha, pois a salsa queima quando vai para o óleo quente.


Depois faça pequenas bolinhas e reserve. Numa frigideira coloque o azeite de oliva, o bacalhau já cozido, as azeitonas e a água, o sal, pimenta e cheiro verde vai a gosto. Refogue e vá mexendo até secar, é importante que o recheio esteja bem sequinho para que os bolinhos fechem.


Daí, é só abrir as bolinhas com o polegar, colocar o recheio e dar o formato novamente. Estão prontos para fritar ou assar. Você ainda pode congelar por até 15 dias. Esta receita rendeu 14 bolinhas.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Muffin de Cenora com Chocolate


Muffins fofinhos e com gostinho de cenoura. A cobertura é indispensável e as florzinhas são de açúcar!!!

Ingredientes

Massa
2 ovos
1 cenoura (ralada)
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de margarina sem sal 
1 colher (café) de essência de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
2 colheres de creme de leite
1 xícara de chocolate ao leite derretido

No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a margarina e a essência, depois misture delicadamente a farinha e o fermento em pó. Coloque nas forminhas e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos ou até dourar. Misture o chocolate e o creme de leite e cubra os bolinhos. Rendeu 12 muffins.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Quiche de Frango


Adoro quiche, tem uma padaria a Brasileira, que fica próximo a minha casa e que faz os salgados mais gostosos da minha cidade, e a quiche que eles vendem sem dúvida são as melhores que já provei. Estou sempre buscando receitas, e de todas, essa realmente fica muito parecida

Ingredientes:

Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho picado
½ cebola ralada
½ kg de peito de frango cozido e desfiado
1 tomate sem pele e sem sementes picado
½ xícara (chá) de molho de tomate
1 tablete de caldo de galinha
½ xícara (chá) azeitona picada
Cheiro-verde picado à gosto
1 pote de requeijão

Massa:
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de creme de leite
1 ovo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

Preparo do Recheio
Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o frango e refogue-o. Junte o tomate, o molho de tomate, o caldo de galinha, a azeitona, o cheiro-verde e misture bem, deixe cozinhar até secar e reserve.

Massa: Coloque a farinha de trigo em uma tigela e faça um buraco no meio, acrescente a manteiga, o creme de leite, o ovo, o sal, o fermento em pó e misture até que fique homogêneo. 

Montagem: Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o auxilio de um rolo. Transfira a massa para uma forma ou refratário, cobrindo as laterais. Coloque o recheio reservado por cima da massa e com uma bisnaga decore a quiche com o requeijão. Leve para assar no forno médio (180° C) preaquecido por 35 minutos.