quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Costelinha Agridoce



A dona desta receita dizia ter conseguido fazer costelinhas de porco iguais as do restaurante Friday's, fiquei super ansiosa para fazer, pois adoro os pratos deste restaurante, porém fiquei um tanto decepcionada, não ficou igual com aquele sabor de churrasco do molho Barbecue. Mas ficou muito saborosa eu coloquei a receita igual ao do site, porém não coloquei o açucar mascavo desta vez pois achei que ficou muito adocicado para meu gosto. Boa Sorte!

Ingredientes:
- 2 Kg de costela de porco
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 2 colheres de sobremesa de açúcar mascavo
- 1 colher de sobremesa de mostarda
- 400 g de catchup picante
- 250 ml de água
- 1 colher de chá de molho de pimenta
- sal a gosto
- gotas de suco de limão

Preparo:
Numa tigela coloque a costelinha de porco e tempere com sal a gosto e gotas de suco limão. Reserve por +/- 2 horas.Numa outra tigela faça um molho misturando o mel, o molho shoyo,
o molho inglês, o açúcar mascavo, a mostarda, o catchup, a água e o molho de pimenta. Mexa bem e reserve.
Num refratário arrume as costelinhas temperadas, com a gordura voltada para cima e jogue o molho reservado (feito acima). Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora a 200º C. Retire o papel alumínio, vire as costelinhas com o osso para cima e asse por mais 1 hora ou até que esteja bem corada.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Patê de Beringela

Estava com vontade de fazer alguma coisa rápida com a única beringela que eu tinha na geladeira, encontrei várias receitas e combinei duas, o resultado ficou muito bom!!!

Ingredientes:
1 beringela pequena
1/2 xícara de cebola picada
1/2 xícara de azeitona verde
1/2 xícara de cheiro verde picado
3 colheres (sopa) de maionese
sal (a gosto)
pimenta do reino branca moída (a gosto)

Preparo:
Corte a beringela em rodelas e a deixe cozinhar por 15 minutos, apenas com água. Junte todos os ingredientes e a beringela já cozida e bata no liquidificador até misturar todos os ingredientes, coloque numa panela e leve ao fogo por 10 minutos sempre mexendo. Depois coloque num recipiente e leve a geladeira até esfriar e está pronto para servir.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mini Pastel de Forno

Não sabia o que fazer com uma sobra de frango desfiado era pouco para servir de acompanhamento então resolvi procurar uma receita de pastel assado, porque não gosto muito de frituras, encontrei esta super simples e fica muito gostoso. Rende 15 mini pastéis.

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1 colher rasa (café) de sal
150 gramas de manteiga
1 colher (sobremesa) de vinagre
1 gema de ovo (para pincelar)

Preparo:
Num recipiente misture a farinha, o ovo, a manteiga, o sal e o vinagre. Amasse até que a massa fique homogenea, envolva a massa em papel filme e a deixa na geladeira por 30 minutos. Em seguida abra a massa, de o formato, recheie (com o sabor que quiser) e pincele com a gema do ovo. Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos e está pronto para servir!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Bolo Hulk


Quando eu estava grávida de 6 meses, comi este bolo que uma professora levou na hora do intervalo, eu era estagiária nessa época. Lembro que adorei o bolo e peguei a receita, comi praticamente meio bolo em meia hora ((risos)), ele é azedinho e fica muito fofo!!!

Ingredientes:
1 massa de bolo de limão (eu prefiro usar Dona Benta)
1 pacote de gelatina de limão
2 colheres de manteiga
1 como de iogurte natural (sem sabor)
3 ovos

Para a cobertura:
1 lata de leite condensado
1 limão

Junte a massa do bolo, a gelatina em pó, o iogurte, ovos e a manteiga, bata na batedeira por 6 minutos em velocidade máxima, untar a forma com manteiga e farinha, colocar para assar em fogo médio por cerca de 35 minutos (depende do forno). Enquanto isso corte as duas pontinhas do limão (para que ele não fique amargo) depois corte-o ao meio, esprema e coloque numa tigela, em seguida adicione o leite condensado e mecha com uma colher até o suco desaparecer. Desenforme o bolo e cubra com a cobertura, se quiser pode colocar raspas de limão por cima.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Escondidinho de Frango

A receita original era com mandioca, mas eu só como mandioca frita, então adaptei com batatas é super simples e rende muito!!!

Ingredientes:
1 peito de frango cozido e desfiado (sem pele e sem osso)
50 gramas de azeitonas picadas
1 xícara de cheiro verde picado
1 tomate vermelho picado sem casca
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher (café) de curry (em pó)
1 tablete de caldo de galinha (dissolvido em 200ml de água)
sal (a gosto)
pimenta do reino (a gosto)
3 colheres (sopa) de azeite
200ml de catupiry (reserve pois só será usado na montagem do prato)

Para o Purê
6 batatas grandes ou 12 pequenas
2 colheres de manteiga
100ml de leite
1 colher (café) de sal

Junte numa frigideira, o azeite, o alho, a cebola e o tomate, deixando dourar um pouquinho, acrescente o frango, a azeitona, o cheiro verde, o curry, o sal e a pimenta, deixe fritar por 5 minutos e acrescente um copo de água(200ml) com o caldo de galinha já dissolvido, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até secar. Enquanto isso cozinhe as batatas por 30 minutos numa panela de pressão, depois de cozidas, coloque-as já espremidas ao fogo baixo e acrescente a manteiga, o leite e o sal mexa um pouquinho por cerca de 6 minutos. Numa refratária média espalhe todo o frango, depois cubra com o catupy (o ideal é comprar em bisnaga pois é só espremer) e por último cubra com o purê. Se quiser cubra o purê com queijo parmesão ralado, depois leve ao forno para gratinar por 10 minutos em fogo baixo. Como acompanhamento sugiro salada de rúcula com tomates cereja, fica perfeito!!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Esfirra de Carne


Esta receita aprendi com a minha prima, a massa fica super leve e bem macia. E ainda dá para utiliza-la para fazer bauruzinho ou colocar o recheio que você quiser.
Ingredientes:
Para a massa:
500 ml de água morna
2 ovos inteiros
2 tabletes de fermento biológico
meia xícara de óleo de milho
meia colher de sopa açúcar
meia colher de sopa rasa de sal
1 quilo de farinha de trigo
Para o recheio:
Meio quilo de Carne Moída
1 dente de alho picado
1 cebola picada
cheiro verde
Pimenta do reino
sal
Preparo:
Misture a água, os ovos, o óleo, o fermento, o sal e o açúcar, acrescente a farinha devagar até a massa ficar uniforme deixe ela crescer por 30 minutos. Numa frigideira coloque a carne moída, junte o alho, a cebola, o cheiro verde, a pimenta e o sal (colocar a gosto) deixe fritar com um pouquinho de óleo coloque meio copo de água, tampe e deixe a carne cozinhar até secar e começar a fritar, a carne moída tem que estar seca e morna para o recheio. Abra a massa, coloque o recheio e dê o formato da esfirra. Pincele com gema de ovo (gosto de passar a gema na peneira para tirar aquele cheiro e sabor do ovo). Rendeu 36 esfirras mas depende muito do tamanho que você dará.